domingo, 16 de setembro de 2012

Como contar histórias de maneira diferente. Parte 1.

Bom, num desses domingos, eu servi na sala das crianças da igreja em Campinas e minha tarefa era contar para eles a história do Pentecostes. Achei difícil, pois estava com a faixa de 3 a 6 anos, mas pensei em formas de adaptar a lição para que eles conseguissem entender e guardar a história.
O texto está em Atos 2 . Segue o link:  http://www.bibliaonline.com.br/aa/atos/2
Fui contando a história usando velinhas coloridas. O legal é você comprar de várias cores, porém eu improvisei com as que tinha. A ideia de usar várias cores é para que as crianças saibam que, aqueles homens que estavam ouvindo os discípulos do Senhor, vinham de diferentes países e por isso, falavam em diferentes línguas. Usei as velas para representar os que receberam o Espírito Santo e enquanto contava a história, fui acendendo o fósforo para representar as línguas "como de fogo", que vinham do céu e caíam sobre os discípulos, que passaram a a pregar nas diferentes línguas, de modo que os presentes conseguiam ouvir a pregação na sua própria línguagem.
As crianças ficaram muito impressionadas com a história!

Seguem as fotos:


















Como atividade, fiz a técnica do giz com vela, que eles gostam bastante! A técnica consiste em acender a vela e usar giz de cera (precisa ser giz grande e grosso para que as crianças não queimem os dedos).
Você aproxima o giz da chama, por alguns segundos e depois faz o desenho no papel. O calor derrete a cera e dá um efeito bonito no desenho, pois a cera do giz desliza no papel e e fica mais brilhante. Para finalizar, passe um pouco de cola diluída em água por todo o desenho, para que ele não desgrude do papel. Deixe secar.

Esse é o desenho que uma das crianças fez para representar a história:


E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne;
Atos 2:17
E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Atos 2:21

Nenhum comentário:

Postar um comentário