segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Proposta de atividade para o livro: Zeca Juca e a Videira - Autora Márcia Coivo Villela. Editora Árvore da Vida..



Propostas elaboradas por Aline C. Begossi.

  • Ler o livro com as crianças.

Assuntos a serem abordados:

1-      A criação de Deus: as plantas.

  • Explorar que existem árvores altas e árvores rasteiras, acessíveis e não acessíveis. Fazer uma pesquisa sobre as árvores, seus tipos, flores e frutos. Enfatizar o fato de o Senhor ser tão acessível para nós.
  • Mostrar Gênesis, enfatizando a ordem de Deus ao criar o mundo e o dia em que as plantas foram criadas, bem como a importância delas. Falar qual a importância das plantas para a nossa vida, porque o Senhor as criou,
  • Abordar sobre a respiração e a fotossíntese, sempre aproveitando para relacionar com assuntos espirituais, como por exemplo, falar que o Senhor é tão importante quanto o ar que respiramos. Fazer experimentos para mostrar a existência do ar e mostrar que assim como não vemos o Senhor, ele habita em nós e é fundamental para as nossas vidas. Sugerimos as brincadeiras: 
Atividade 4 Barriga Balão: 
http://atividadesjogosebrincadeirascristas.blogspot.com.br/2012/05/atividades-musicais-para-criancas.html
Experiências sobre a existência do ar:
http://www.feiradeciencias.com.br/sala02/02_PC_01.asp

  • Plantar uma planta com eles e pedir que eles cuidem, dando para cada um uma folha com um calendário para que eles marquem o progresso da plantinha em casa. Pode até ser um pé de feijão plantado primeiro no algodão e depois na terra. Conversar com eles sobre a importância dos cuidados com a planta e comparar isso com a vida do Senhor em nós.  Marcar um dia para trazer a planta para reunião.


2-      Comunicação: como conversar com Deus e ser amigo Dele.

  • Trabalhar com as crianças a maneira de se comunicar com Deus, através da oração, da leitura da palavra, do louvor. Falar da importância da boa comunicação, 


  • Fazer bilhetes uns para os outros falando de Jesus.
  • Brincadeiras com o tema.Criar um telefone com latinhas de massa de tomate e um fio,


Telefone Com Fio:
MATERIAL
1. Dois copos descartáveis ou latinhas de molho de tomate.
2. Barbante
3. Dois clipes
4. Lápis
COMO FAZER
1. Faça um furo com o lápis no fundo do copo, ou com prego no fundo da lata.
2. Passe a ponta do barbante pelo fundo do copo e, na seqüência, amarre o clipe na ponta do barbante que está dentro do copo.
3. Repita todo o procedimento na outra ponta do barbante.
4. Chame um amigo, peça para ele colocar um dos copos no ouvido e depois estique o barbante e comece a falar do outro lado.
O QUE ACONTECE
Sua voz passa pelo barbante, dando para falar como se fosse um telefone.
POR QUE ACONTECE?
Porque quando falamos o ar vibra, fazendo o fundo do copo também vibrar. Essas vibrações são transmitidas pelo barbante até chegar no fundo do outro copo, que provoca uma vibração do ar ao seu redor, isso produz o som que escutamos. Para transmitir essas vibrações o barbante precisa ficar bem esticado. 
Telefone sem fio:
Como brincar de Telefone sem fio - atividade 34 da postagem: 
  • Escrever cartas e mandar pelo correio (algo que as crianças gostam muito e esperam com alegria). Pedir que elas escrevam e ou desenhem algo que gostaram durante a palavra naquele dia. Colocar os desenhos nos envelopes com selo e endereço. As próprias crianças podem fazer essa tarefa. O irmão que está servindo fica encarregado de colocar as cartas numa caixinha do correio.


3 - O cuidar de algo ou de alguém.

  • Conversar sobre os animais de estimação e os cuidados que eles precisam ter. Fazer um mural com os animais de estimação que cada um tem e o que eles precisam fazer para cuidar deles. 
  • Aproveitar para trabalhar o tema cuidar e ter responsabilidades sobre algo ou alguém. Falar do cuidado que o Senhor tem conosco e que nós devemos ter uns com os outros.
  • Abordar as pequenas responsabilidades que eles já têm, mesmo sendo crianças e a importância delas. Aqui podemos usar a canção 8 do CD Vida em Crescimento, que acompanha a coleção. (Ed. Árvore da Vida). Segue a ilustração ao lado.

8 - A Deus dou Graças

                                                       (CD Vida em Crescimento)

Meus brinquedos — diversão!

Roupas, tênis, violão,

bicho de estimação,

casa, família, pai, mãe, irmãos.

Pão, manteiga, arroz-feijão,

livro, escola, instrução.

Se muito tenho ou se não,

a Deus dou graças de coração!


Nenhum comentário:

Postar um comentário