segunda-feira, 10 de junho de 2013

A importância de falarmos a Palavra para as crianças.

Nesse sábado, meu filho de seis anos chegou em casa e disse:
"Mamãe, hoje eu aprendi uma coisa muito legal na salinha. A gente brincou de sombras! Você sabia que o velho testamento é uma sombra do novo?"
"É Miguel, como assim?"
"Por exemplo, tem a minha mão e tem a sombra dela. Que nem, Jonas ficou três dias e três noites na barriga do peixe. Jesus também morreu e ficou três dias, mas depois ressuscitou. Jonas é a sombra da história de Jesus!"

Fiquei muito encorajada. No sábado a lição era essa, extraída do livro O Bom Depósito e não era muito fácil de trabalhar. Sugeri para a irmã apagar a luz da salinha e fazer bastante atividade com sombras. Primeiro ela retomou com as crianças várias histórias da bíblia que elas conheciam: Abraão, a rocha ferida por Moisés, Jonas e todas as promessas com respeito a Jesus, que estão no Velho Testamento. Foi muito rico! O compartilhar espontâneo do meu filho em casa mostrou que ele realmente entendeu. Nessa sala, em especial, temos crianças de 3 anos até 11, todas juntas e sempre procuramos dar a palavra e levar exemplos concretos, atividades manuais, para que elas fixem o que aprenderam. 

  • Atividade:pendurar um lençol, apagar as luzes e brincar de sombra. Vocês vão precisar de lençol, abajur ou lanterna e barbante para perdurar o lençol na sala. A criança pode ir atrás da cortina, entre esta e a luz e fazer algo para que todos adivinhem o que é... Pode imitar um personagem do velho testamento, por exemplo, fazer algo com as mãos...
Segue o livro orientador, que é um livro do professor e não para ser aplicado diretamente com as crianças. Ele vem com o encargo da palavra, os versículos, a aplicação prática a ser dada, relacionando a palavra com a vida das crianças e com propostas de atividades, inclusive musicais. O Bom Depósito é composto de cinco volumes. 




Provérbios 22:6 "Ensina a criança o caminho que deve andar e ainda quando for velho, não se desviará dele.”

2 comentários:

  1. eu gostei muito do texto q acabei de ler pois acho importante que falamos da palavra para as crianças.BEIJOS.

    ResponderExcluir
  2. Que bom! Com certeza, temos que ensinar as crianças o caminho do Senhor!
    O Senhor te abençoe!

    ResponderExcluir