sexta-feira, 4 de abril de 2014

Como trabalhar a Bíblia com as crianças. A Parábola da Ovelha perdida. Mt 18:12-14 e Lc 15:3-7.

Amados.

Pensando no texto da Ovelha Perdida, sugiro a seguinte programação:


Que vos parece? Se algum homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não irá pelos montes, deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou?
E, se porventura achá-la, em verdade vos digo que maior prazer tem por aquela do que pelas noventa e nove que se não desgarraram.
Assim, também, não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca.




  • Roda de conversa sobre como foi a semana. Cada um fala algo importante que aconteceu, aspectos bons e ruins.
  • Oração um a um, na ordem do círculo -todos devem ser incentivados a orar.
  • História. a ovelha perdida Usar a história da ovelhinha Lana e depois ler para eles na Bíblia. Segue um link que postei abaixo e que tem um vídeo da historinha.

Enfatizar o versículo: EZ 34:11 Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei.

Atividade: fazer o desenho da parte da história que mais gostou, pode usar o livro para inspirar, desenhando na cena a ovelhinha. Colar algodão para enfeitar a Lana.
Sugiro ainda outras atividades como a da borboleta, propostas nesses links:

http://atividadesjogosebrincadeirascristas.blogspot.com.br/2012/05/oficina-de-atividades-manuais.html

http://atividadesjogosebrincadeirascristas.blogspot.com.br/2012/10/colecao-vida-saudavel-proposta-de_10.html


  • Sugestão de brincadeira::

Ache a Lana
Material: uma ovelhinha (pode ser desenhada e recortada ) e um apito.
Como brincar: Esconda a Lana na sala. Todos estarão de olhos fechados. Combine com as crianças que eles serão o bom pastor. No apito (que pode ser substituído por uma palma ou assobio) as crianças deverão sair para caçar a ovelhinha perdida. Ao dar novamente o apito, ou porque acabou o tempo ou porque alguém achou a ovelha, as crianças deverão voltar para a roda. Quem achar a Lana, será o próximo a procurá-la. 

A brincadeira pode variar para um sai da sala, o bom pastor, e o grupo esconde a ovelha. Quando voltar, o pastor tem que procurar a ovelhinha e o grupo diz se está quente (perto de achar) ou frio (longe do esconderijo).
Outra proposta de atividade seria pedir que eles contem histórias onde também já estiveram em apuros e precisaram ser resgatados. Pedir que eles desenhem ou escrevam essas histórias.


  • Lanche.
  • Usamos como livro do professor, o Bom Depósito 5. Quem não conhece essa coleção, clique no Link. É um livro cheio de encargo para quem serve, com propostas de atividades, de como trabalhar o caráter das crianças, relacionar com as experiências delas e propostas musicais, com CDs com as canções e partituras. Começa com o volume 1, em Gn e vai até o volume 5, terminando em Atos. 

 Bjs e o Senhor abençoe vocês abundantemente!

2 comentários:

  1. Que Deus continue a te abençoar !!!!!
    As crianças precisam muito de pessoas como vc não desista delas,eu nunca consegui me apegar com Deus por nunca me darem atenção na igreja,hoje entendo que pra ser como vc as pessoas tem que sentir o amor de Deus e ter muita atenção com as crianças,observa-las se estão feliz na escolinha, e em certos casos conversar com elas.
    Deus te abençoe!!!!

    ResponderExcluir
  2. Celso Luis,
    Deus abençoe você também!
    O que Deus nos dá deve ser repartido! Uma vez que Ele entra em nós, tudo o que Ele é, passa a ser nosso! Precisamos desenvolver a nossa salvação e deixar que Jesus faça parte de todo nosso ser. Assim, se Deus mora em nós e é amor, o amor mora em nós! Que o amor do Senhor transborde em nós e de nós!
    Na comunhão,
    Aline

    ResponderExcluir